SAÚDE MENTAL E PERFORMANCE

10-04-2020 14:15

in Comité Olímpico de Portugal (07-04-2020)

«GAPP FAZ RECOMENDAÇÕES PARA ENFRENTAR A QUARENTENA

O Grupo de Atuação em Psicologia e Performance (GAPP) produziu quatro manuais destinados a Atletas, Treinadores, Famílias e Psicólogos do Desporto, para ajudar a enfrentar a situação de isolamento social em que a COVID-19 precipitou a sociedade.

Com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses e sob a coordenação de Ana Bispo Ramires, psicóloga que integra a Direção de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal, os textos têm também assinatura de Ana Costa Barreto (Federação Portuguesa de Ténis), João Lameira (Federação Portuguesa de Atletismo) e Duarte Araújo (Faculdade de Motricidade Humana).

No caso dos Atletas, os manuais pretendem ajudar a encontrar respostas para questões que se lhes vão colocando neste período de inatividade, em confronto com "sentimentos de ansiedade, medo e frustração."

"Como treinarei agora? Será que ainda existirá época desportiva? Que calendário competitivo subsiste? Como reformulo os meus objetivos? Como me adapto melhor? Como mantenho o contacto com o meu treinador? Que implicações esta paragem terá nos meus sponsors? Conseguirei garantir a minha subsistência?" - estas são algumas dúvidas que se apresentam aos Atletas, habituados a viver "fora da sua zona de conforto e em situações de desafio e permanente adaptação."

Neste quadro, o GAPP sublinha que a "competição contra o vírus poderá ser demorada, mas será seguramente mais um palco onde atletas, treinadores e profissionais que os apoiam revelarão as suas competências e capacidade de superação."

Em baixo pode consultar os manuais.»